Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/3227
Title: DN Educação - Nísia Floresta Brasileira Augusta
Other Titles: A primeira feminista do Brasil
Keywords: Hudson Brandão. Brasília Carlos Ferreira. Constância Lima Duarte (professora da UFMG). Noiide Ramalho (diretora da Escola Doméstica de Natal). Profa Diva Cunha (professora da UFRN). Enélio Petrovich (Instituto Histórico e Geográfico do RN). Arisnete Câmara (Base de Pesquisa Gênero e Práticas Culturais - UFRN).
Uma página de luta contra a discriminação. O resgate de uma mulher além do seu tempo. Nísia, uma educadora. A militância na imprensa e i a defesa das minorias. A vida na Europa e a convivência com Auguste Comte. Restos mortais chegam ao Rio Grande do Norte.
Henrique Castriciano foi o primeiro a valorizar a obra de Nísia Floresta. As homenagens no Brasil. NÍSÍü Floresta ainda é vista com preconceito. A pioneira do feminismo brasileiro. As últimas impressões literárias. Jornalista traduz livro para o português, publicados na França em 1878. Educação, ferramenta para a emancipação.
O fenômeno se explica na genealogia. E qual a religião de Nísia?
Concurso de redação vai prestar homenagem à educadora Nísia Floresta. Nísia, um símbolo vivo entre nós.
Suplemento extra: Nysia Floresta. Floresta. Conferência realizada no Theatro Carlos Gomes, a 26 de novembro de 1919.
Issue Date: Mar-2006
Citation: DN EDUCAÇÃO. Nísia Floresta Brasileira Augusta. A primeira feminista do Brasil. Natal, RN. Projeto Ler. Suplemento do jornal O Diário de Natal. Março de 2006. 30p.
Abstract: Nísia Floresta Brasileira Augusta. A primeira feminista do Brasil. Feminista, abolicionista, indianista, republicana, uma mulher além do seu tempo.O DN Educação/Projeto Ler do DIÁRIO DE NATAL resgata, nesta edição, a Vida e a Obra de Nísia Floresta, reconhecida pelo historiador Oliveira Lima como a mais notável mulher de letras do Brasil. Colhemos artigos, depoimentos e reportagens com estudiosos do tema e construímos um trabalho que esperamos contribuir para o acervo de pesquisa sobre essa conterrânea que um dia ousou em combater as injustiças sociais contra a mulher, o índio e o negro, através da educação e da sua produção literária. O mais surpreendente é que o tempo parece não ter passado e que o ‘pensamento nisiano’ nunca esteve tão atual.
Description: Diretor Presidente: Gladstone Vieira. Belo Diretor Geral: Albimar Furtado Diretor de Redação: Osair Vasconcelos. Promoções e Projetos Especiais: Afonso Laurentino Ramos Editor do Suplemento: Francisco Francerle. Reportagens: Adriana Amorim, Sérgio Villar, Valéria Credídio e Francisco Francerle. Fotografia: D’Luca e arquivo Escola Doméstica Diagramação: Paulo Moreira e Silvana Belkiss Produção e pesquisa: Francisco Francerle e Adriana Amorim.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3227
Appears in Collections:17. Coleção DN Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DN Educação Nísia Floresta Brasileira Augusta I - Mar 2006 I.pdf46.54 MBAdobe PDFView/Open
DN Educação Nysia Floresta - Mar 2006.pdfSuplemento extra5.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.