Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/3223
Title: DN Educação - A Música do RN e sua História
Keywords: Daladier Cunha Lima. Cláudio Galvão. Waldemar de Almeida. “Meu partido é a música, meu candidato é o piano”. Aldo Parisot. Macrino. Zuleika Romano. Iaperi Araújo. Mestre Cícero da Rabeca.
A origem da música. Trabalhando a música em sala de aula.
Escolas de Música ignoram a tradição oral e cultura de raiz. A trajetória da música no RN. História e vertentes.
A história da música no RN começa com o Mecenas. A Eschola de Musica. A sobrevivência dos primeiros músicos.
Natal, antes e depois da Guerra.
História da Escola de música da UFRN. Há 44 anos fazendo arte e semeando a cultura musical. Forró, um capítulo à parte. A música que vem dos Mestres.
Issue Date: Oct-2006
Citation: DN EDUCAÇÃO. A Música do RN e sua História. Natal, RN. Suplemento do Diário de Natal. Outubro e novembro de e 2006. 21p.
Abstract: Csta edição do DN Educação pretende ampliar a discussão sobre a história da música no Rio Grande do Norte, desde os primeiros rituais dos índios e dos negros, até a chegada do europeu e a formação de uma música genuinamente brasileira. Pesquisamos as primeiras iniciativas no Teatro Carlos Gomes (Alberto Maranhão), a primeira Eschola de Musica, o Instituto de Música e depois a Escola de Música da UFRN, ampliando o olhar para as bandas, corais e Orquestra Sinfônica do Estado que tem realizado concertos educativos junto a estudantes e periferia de Natal, contando com o importante apoio do Governo do Estado. A ideia é que esta publicação sirva de ferramenta de sala de aula para o estudo deste forte veículo de comunicação que se chama música. Priorizamos personagens, fatos e acontecimentos que contribuíram para a construção dessa rica história, mas, nem de longe, imaginamos ter esgotado o tema. Ainda há muito o pesquisar e escrever, por isso, brevemente publicaremos a segunda parte deste trabalho
Description: Diretor Geral: Albimar Furtado. Promoções e Projetos Especiais: Afonso Laurentino Ramos. Editor do DN Educação: Francisco Francerle. Reportagens: Adriana Amorim e Gabriela Freire. Revisão: Francisco Francerle. Diagramação: Silvana Belkiss
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3223
Appears in Collections:17. Coleção DN Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DN Educação A Música do RN e sua História I - Out-Nov 2006.pdf30.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.