Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte Página inicial da comunidade

Logo
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o IHGRN, é a mais antiga casa de cultura do Estado. Fundado em 1902, por um grupo de notáveis, seus estatutos preconizaram a sua finalidade: coligir, metodizar, arquivar e publicar documentos relativos à história do Rio Grande do Norte. E assim tem sido feito. Guarda um acervo de biblioteca, arquivo e museu, entre livros raros, jornais antigos, documentos do período colonial, império e república, e relíquias como a primeira pia batismal da igreja matriz, a escrivaninha de Pedro Velho, entre outros. Publica a sua revista desde 1903, portanto, a mais antiga em circulação no Estado. Sua sede é um edifício antigo, tombado, construído em 1906, localizado na rua Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN. Por iniciativa do Labim/UFRN, responsável pela digitalização, o IHGRN disponibiliza, neste repositório, parte sua vasta e diversificada documentação, publicações e obras raras, ao público ledor, pesquisadores e historiadores.

Browse

Coleções desta comunidade

Acervo de Livros Históricos

Este acervo contém livros de autores norte-riograndenses: Meira e Sá, Isabel Gondim, Luiz Souza, Luís da Câmara Cascudo, Aura Celeste, Segundo Wanderley, Lindolpho Câmara, Jacques Maritain, Fortunato Aranha, Manoel Dantas, Adolpho Ramires, Amphiloquio Câmara, Gustavo Sobral, Vicente Lemos, Nísia Floresta, Manoel Ferreira Nobre, Domingos Barros, José Calazans Pinheiro, Adauto Câmara. Bem como livros, regimentos e relatórios governamentais.

Livros dos Termos de Vereações do Senado da Câmara de Natal 1672-1823

Esta coleção possui treze livros digitalizados.

Maria Amélia Luísa Helena Orleãns

Correspondência trocada entre D. Amélia, última rainha de Portugal, e o historiador Tobias Monteiro 1908-1928

O Governo Municipal e as Câmaras Municipais: Correspondências - Fase 01

Correspondências emitidas; Posturas Municipais; Livro de Ata da Câmara Municipal de Natal; Livro de Correspondência emitida e recebida pelo Secretário da CM de Natal e por Vereadores, pelo Presidente do RN, pelo Palácio do Governo Provincial; Atas do Conselho de Província; Correspondência do Poder Executivo e do Poder Judiciário.

O Governo Municipal e as Câmaras Municipais: Correspondências - Fase 02

Correspondência Ativa de diversas vilas e cidades; Livro de Atas de Acari; Postura de Angicos; Câmara Municipal de Natal, Correspondência Ativa de Vereadores, Secretário, Procurador, Porteiro, e Fiscal; Correspondência Passiva de Dispensas e demissões, Alfândega, Capitão do Porto, Inspetoria de Saúde Pública, Requerimento; Livro de Termos e Juramento de Posse; Arrematação de Impostos; Livro de Atas da Câmara Municipal de Natal; Livro de Atas da Assembleia Legislativa Provincial. Ministério dos Negócios do Império; Eleições; Recibos e Pagamentos.

O Governo Municipal e as Câmaras Municipais: Correspondências - Fase 03

Tipografia Natalense; Recibo aos Deputados da Assembleia Provincial; Protesto, 1864; Diligência; Eleições em Caraúbas, 1889; Eleições, 1866; Livro de Atas Eleitorais, 1850; Vila da Princesa; 1834; Atas de Eleição de Juiz de Paz e Vereadores, 1848; Cartas de Provisão, 1825; Abaixo assinado, 1847; Correspondências ativa e passiva do Governo Provincial e Municipal; Atos Legislativos.

Padre João Maria

Subscrição realizada em prol da confecção do busto do Pe. João Maria entre os anos de 1915-1918