Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1187
Title: Revista do IHGRN - Índice Geral 1970
Authors: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
Issue Date: 1976
Citation: REVISTA DO IHGRN. Natal, RN. Índice Geral. Vol. LXII 1970. 1976. 205p.
Description: Na Página 06 consta o seguinte registro (trecho): “PREFÁCIO: O presente trabalho é fruto do exercício da disciplina — História do Brasil — da qual o autor era Professor fundador e titular, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, agregada e depois incorporada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo Corpo Docente também integra, ministrando a mesma através de preleções, de consulta às fontes e de projeções áudiovisuais, bem como de trabalhos orais e escritos dos alunos. Como os temas dos estágios, ora sugeridos pelo Professor, ora livremente escolhidos pelos estudantes, se encontravam, amiúde, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, grande repositório de fontes primárias que temos sobre História do Brasil e, em particular, do nosso Estado, os discípulos perdiam tempo valioso em manusear as dezenas de volumes da citada Revista à procura dos temas. O fato levara o autor, pela experiência e manuseio, a proporcionar, ele próprio, aos seus alunos, o número do volume ou dos volumes da Revista que publicara trabalho ou documento relativo ao assunto em pauta. (...) O prefácio, registrado nas páginas 06 e 07, foi assinado por Hélio Dantas, sócio do Instituto.
As notas de como consultar o índice estão registradas nas páginas 09 e 10 e também assinadas por Hélio Dantas. “COMO CONSULTAR O ÍNDICE O ÍNDICE GERAL da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte está organizado de modo alfabético e remissivo e dividido em duas partes distintas. A ordem alfabética e remissiva foi o critério adotado na I Parte e diz respeito não apenas aos títulos empregados pelos autores dos estudos e trabalhos publicados na Revista, mas oferece novos ângulos para maior facilidade da consulta e localização rápida do assunto que se pesquisa e, conseqüente, identificação do volume que trata da matéria, bem como da página. Assim, abrimos numerosos verbetes, visando a essa facilidade, de modo que se o consu lente, por exemplo, procura algo sobre NATAL, aí encontrará registrado tudo quanto a Revista publicou objetivamente, sobre essa Capital; se busca, ainda noutro exemplo, estudo sobre Felipe Camarão, no verbete CAMARAO deparará tudo o que se escreveu na Revista a respeito; se pesquisa a REVOLUÇÃO DE 1817, nesse verbete terá a indicação remissiva também do ou dos trabalhos tratados na Revista; se indaga sobre a INDEPENDÊNCIA, no verbete correspondente terá a informação do que se publicou a respeito na Revista; etc. (...)”
Na página 203 consta a seguinte inscrição: "Publicação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – Brasil — com o auxílio do CONSELHO FEDERAL DE CULTURA."
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1187
Appears in Collections:Acervo de Revistas do IHGRN 1903-2018

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REVISTA DO IHGRN ÍNDICE GERAL 1970. Cópia.pdf46.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.